sexta-feira, 20 de abril de 2012

Experiência: Estruturas Moleculares

Objetivo: Visualizar a organização dos átomos ou íons em moléculas ou cristais.
Material:
Bolas de isopor;
Papel machê;

Arame;

borracha de soro;
Palitos ou canudos      
Procedimento: Montar estruturas moleculares com o material sugerido.
Discussão: Assim como as 23 letras do alfabeto latino formam milhares de palavras, algo semelhante ocorre com os átomos, que podem formar milhões de substâncias. Isto nos faz entender porque na tabela periódica temos mais de uma centena de elementos químicos e no quotidiano deparamo-nos com uma diversidade enorme de substâncias. Daí a importância das ligações químicas, um dos conceitos mais importantes desta área.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Experiência: "Embalonado"


Objetivo: Demonstrar a reacção de bicarbonato de sódio com vinagre produzindo o gás carbónico.



Material/substâncias:Erlenmeyer;
balao.gif (1091 bytes)Balão de festa;
Vinagre (5ml);
Bicarbonato de sódio (1colher de sopa);


Procedimento: Colocar o bicarbonato de sódio ao erlenmeyer e em seguida, adicionar o vinagre. Encaixar a boca do balão na boca do erlenmeyer e esperar a reacção acontecer. Após o desprendimento do gás, pode-se notar que o balão enche rapidamente.
Discussão: O gás carbónico é liberado após a reacção do ácido com o bicarbonato. Assim o balão fica cheio com o gás carbónico. 

Dica: Você pode substituir o Erlenmeyer por uma garrafa de vidro. 



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Misturas Homogêneas

As misturas homogêneas são aquelas em que não são possíveis as distinções de fases, nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico. 

Podemos usar como exemplo a água do mar: apesar da alta concentração de sais minerais, os mesmos não são distinguíveis em uma amostra.


Sólido – Sólido


Quando são sólidos, geralmente as misturas homogêneas são ligas metálicas. Porém, uma mistura de farinha de trigo e amido de milho é considerada mistura homogênea entre sólidos, já que a distinção de fases a olho nu é impossível, e muito improvável com microscópios.


Líquido – Sólido

Um sólido é solúvel em um líquido se seu grau de solubilidade for considerável. 
Na teoria, todo o sólido é solúvel em água (solvente universal) mesmo que seja ínfima a quantidade que realmente está em solução. 

Para esse mistura, a temperatura é um fator determinante: a priori, quanto maior a temperatura do solvente, maior a solubilidade de um sólido contido nele de modo que cada vez mais soluto pode ser adicionado sem precipitar (aparência de corpo de fundo no recipiente).

Nesse caso, a polaridade dos componentes a serem misturados devem ser levados em consideração. Exemplo: água (polar) não solubiliza significativamente a naftalina (quase apolar).


Líquido – Líquido

Em caso de líquidos, a classificação de polaridade das moléculas constituintes de cada um também deve ser levada em consideração para a formação da mistura ou não.

Se dois líquidos forem polares ou bipolares (característica das moléculas que apresentam regiões fortemente polares e apolares simultaneamente), como por exemplo a água (polar) e o álcool (bipolar), são miscíveis entre si; caso fossem água e éter , a mistura praticamente não existiria. Por outro lado, a acetona solubiliza tanto éter metílico quanto é miscível em água.



Gás – Gás

A única mistura onde há miscibilidade total entre seus constituintes é a do tipo gás-gás. 
Como os gases tendem a ocupar o volume do recipiente na qual estão contidos, caso acrescentássemos dois gases corados não reativos entre si em um mesmo recipiente, por simples e livre expansão dos mesmos, uma solução gasosa homogênea seria naturalmente obtida.





Post by: Lucas Muniz, Caio A. Moura

sábado, 7 de abril de 2012

ESTRUTURA DO ÁTOMO

ESTRUTURA DO ÁTOMO


Bom, muitos estudantes tem certas dúvidas sobre o átomo, suas divisões, partículas, etc. Por esse motivo resolvi elaborar esse post para ajuda-los.

Como vocês já devem saber toda matéria é constituído por Átomos.
Esses átomos são divididos em duas regiões: núcleo e eletrosfera.
>>Nessas regiões encontrou três partículas: os prótons, os nêutrons e os elétrons.
Confira abaixo:

PARTÍCULA------LOCALIZAÇÃO---------CARGA-------MASSA ATÔMICA

Próton--------------Núcleo-----------Positiva (+)---------1-------------

Nêutron-------------Núcleo---------------0----------------1------------

Elétrons----------Eletrosfera --------Negativa (-)--------Desprezível----

*Qual a sua identificação? Algo único, só seu?
É a sua impressão digital, não é mesmo?
Pois é, Os átomos também possuem uma identidade, que é o número de Prótons. Então, diríamos que a identidade de um átomo é o seu número de prótons, que é igual ao número átomico.
O Elemento Químico possui três características:- n° atômico (Z) que é >> n° de prótons
- n de massa (A)
- símbolo
Representação:




>>A partir daí sabemos que:
Z=P=E
A=P+N
N=A-P
onde, Z= n° atômico / P=prótons / E=elétrons / A=massa

A=14; Z=6; P=6; E=6;
N=A-P
N=14-6
N=8






Espero ter ajudado...S2...Ester Carvalho

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quebrando as proteínas

Fiz essa experiência e achei muito interessante, espero que gostem.



Material

• - clara de ovo cozido

• - 4 tubos de ensaio numerados

•-  água

• - suco de mamão, de limão e de abacaxi

•- algodão
Foto: Alexandre Battibugli
Modo de fazer: Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.

Conclusão
Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.



Bjos *_*, Nathy Brito

quinta-feira, 5 de abril de 2012

8 reações químicas do nosso dia-a-dia


Oi gente, tava sem ideia para post então resolvi pesquisar reações químicas do nosso dia-a-dia. Achei essas, o que acham ? 

Primeira:reação de Oxidação da palha de aço (bombril)
Palha de aço + Oxigênio --> aço oxidado

Segunda: reação de oxidação de uma maça cortada.Quando se corta uma maça, e a deixa exposta, ela começa a ficar escura, isto é devido a sua oxidação.

Terceira: reação de saponificaçãoAlgumas donas de casa, realizam esta reação química para a produção do sabão caseiro. Os ingredientes usados são: Gordura; Soda Cáustica; Água e Cinzas.



Quarta: Preparação de um café.Quando se faz um café, usando açúcar, água, e pó de café, realiza-se uma reação química, onde o produto final é o café.

Quinta: combustão de gasolina em um carroQuando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento


Sexta: Combustão do gás de cozinhaGás Butano reage com o oxigênio produzindo dióxido de carbono, àgua e energia (fogo)


Sétima: Fritura de um ovoQuando fritamos um ovo, realizamos uma reação química


Oitava: Uso de água oxigenada para descolorir Pêlos em mulheresà água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) reage com os Pêlos, alterando a sua coloração.



Beijos ;*





Modelos atômicos

       A constituição da matéria é motivo de muita curiosidade entre os povos antigos. Filósofos buscam há tempos a constituição dos materiais. Resultado dessa curiosidade implicou na descoberta do fogo, o que o permitiu cozinhar os alimentos, e consequentemente implicou em grande desenvolvimento para a sociedade. A partir dessa descoberta pôde-se verificar, ainda, que o minério de cobre (conhecido na época com pedras azuis), quando submetido ao aquecimento, produzia cobre metálico, ou aquecido na presença de estanho, formava o bronze.
A passagem do homem pelas “idades” da pedra, do bronze e do ferro, foi, portanto, de muito aprendizado para o homem, conseguindo produzir materiais que lhe fosse útil.
Por volta de 400 a.C., surgiram os primeiros conceitos teóricos da Química.
Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia de matéria contínua.
Esse conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença, quando por volta de 1650 d.C. o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi, filósofo francês.
O conceito de "Teoria atômica" veio a surgir após a primeira ideia científica de átomo, proposta por John Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas.
Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual.

                   Descrição dos principais modelos atomicos;

1. Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.
A conservação da massa durante uma reação química (Lei de Lavoisier) e a lei da composição definida (Lei de Proust) passou a ser explicada a partir desse momento, por meio das ideias lançadas por Dalton.
2. Modelo Atômico de Thomson
Pesquisando sobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, J.J. Thomson propôs um novo modelo atômico. Thomson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. A essas partículas denominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron.
Consequentemente, concluiu-se que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usado no interior de tubos de vidro rarefeitos denominadas Ampola de Crookes, nos quais se realizavam descargas elétricas sob diferentes campos elétricos e magnéticos.
Esse foi o primeiro modelo a divisibilidade do átomo, ficando o modelo conhecido como “pudim de passas". Segundo Thomson, o átomo seria um aglomerado composto de uma parte de partículas positivas pesadas (prótons) e de partículas negativas (elétrons), mais leves.
3. Modelo Atômico de Rutherford
Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetória de partículas a (partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma fina lâmina de ouro. Ele observou que:
- a maioria das partículas a atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetória (logo, há uma grande região de vazio, que passou a se chamar eletrosfera);
- algumas partículas sofriam desvio em sua trajetória: haveria uma repulsão das cargas positivas (partículas a) com uma região pequena também positiva (núcleo).
- um número muito pequeno de partículas batiam na lâmina e voltavam (portanto, a região central é pequena e densa, sendo composta portanto, por prótons).

Modelo Atomico Rutherford

Diante das observações, Rutherford concluiu que a lâmina de ouro seria constituída por átomos formados com um núcleo muito pequeno carregado positivamente (no centro do átomo) e muito denso, rodeado por uma região comparativamente grande onde estariam os elétrons.
Nesse contexto, surge ainda a ideia de que os elétrons estariam em movimentos circulares ao redor do núcleo, uma vez que se estivesse parados, acabariam por se chocar com o núcleo, positivo.
O pesquisador acreditava que o átomo seria de 10000 a 100000 vezes maior que seu núcleo.


4. Modelo Atômico Clássico
As partículas presentes no núcleo, chamadas prótons, apresentam carga positiva. A partícula conhecida como nêutron foi isolada em 1932 por Chadwick, embora sua existência já fosse prevista por Rutherford.
Dessa forma, o modelo atômico clássico constitui-se de um núcleo, no qual se encontram os prótons e nêutrons, e de uma eletrosfera, na qual estão os elétrons girando ao redor do núcleo em órbitas.
Modelo atomico classico
Considerando-se a massa do próton como padrão, observou-se que sua massa era aproximadamente igual à massa do nêutron e 1836 vezes maior que o elétron. Logo:
Modelo atomico
A essas três partículas básicas, prótons, nêutrons e elétrons, é comum denominar partículas elementares ou fundamentais.

Algumas características físicas das partículas atômicas fundamentais:
Modedo atomico


Modelo Atômico Rutherford-Bohr
O modelo proposto por Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr. Baseando-se nos estudos feitos em relação ao espectro do átomo de hidrogênio e na teoria proposta por Planck em 1900 (Teoria Quântica), segundo a qual a energia não é emitida em forma contínua, mas em ”pacotes”, denominados quanta de energia. Foram propostos os seguintes postulados:
1. Na eletrosfera, os elétrons descrevem sempre órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia.
2. Cada camada ocupada por um elétron possui um valor determinado de energia (estado estacionário).
3. Os elétrons só podem ocupar os níveis que tenham uma determinada quantidade de energia, não sendo possível ocupar estados intermediários.
4. Ao saltar de um nível para outro mais externo, os elétrons absorvem uma quantidade definida de energia (quantum de energia).
Modelo atomico Rutherford-Bohr
5. Ao retornar ao nível mais interno, o elétron emite um quantum de energia (igual ao absorvido em intensidade), na forma de luz de cor definida ou outra radiação eletromagnética (fóton).
Modelo atomico Rutherford-Bohr
6. Cada órbita é denominada de estado estacionário e pode ser designada por letras K, L, M, N, O, P, Q. As camadas podem apresentar:

K = 2 elétrons
L = 8 elétrons
M = 18 elétrons
N = 32 elétrons
O = 32 elétrons
P = 18 elétrons
Q = 2 elétrons
7. Cada nível de energia é caracterizado por um número quântico (n), que pode assumir valores inteiros: 1, 2, 3, etc.
Modelo atomico Rutherford-Bohr


Fonte: http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp

Substância Química

Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H2O. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica. Analisando-se o exemplo da própria água, tem-se que, tanto o Hidrogênio como o Oxigênio, estão na tabela periódica, nas famílias 1 e 8, respectivamente.
A substância química pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico, como o O2, ou oxigênio, que é chamada substância simples, ou por elementos químicos diversos, como o ácido sulfúrico, H2SO4, chamada substância composta.

Características das Substâncias Químicas

Todas possuem a unidade de sua estrutura (moléculas) iguais entre si; possuem composição e características fixas, não há alteração da temperatura durante os processos de mudança de estado físico (como fusão e ebulição); sua composição fixa garante que podem ser representados com fórmulas.
Chama-se alotropia quando o mesmo elemento químico pode originar substâncias diferentes. Isso é muito comum com o Carbono, mas também pode ocorrer com outros elementos, como o Oxigênio, nas formas de O2, parte do ar disponível na atmosfera e O3 (ozônio).
A diversidade de elementos químicos pode ser arranjar de formas complexas ou simples, criando milhares de substâncias químicas com propriedades completamente diferentes.
São chamadas substâncias puras aquelas que possuem as mesmas moléculas em toda a sua composição, ainda que estas moléculas sejam formadas por átomos diferentes. As substâncias com moléculas diferentes são chamadas compostas ou misturas.
Muitas vezes, a mistura de substâncias gera outra substância se existir reação química, mas pode não haver formação de substância química diversa da original, caracterizando apenas uma substância composta. Um exemplo é a mistura de água (H2O) e Cloreto de Sódio (NaCl), que gera apenas a água salgada.
Além disso, há também o conceito de homogeneidade e heterogeneidade. A mistura de substâncias químicas será homogênea quando sua aparência demonstrar a mesma característica, como, por exemplo, a mistura de água e álcool. O mesmo não se pode dizer de uma mistura com água e areia.
Algumas misturas, durante a fusão, mantém um comportamento de substâncias simples, uma vez que sua temperatura não se altera durante o processo. Essas são chamadas misturas eutéticas.



Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/substancia-quimica/

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Isóbaros, isótopos e isótonos

Olá pessoas, vim falar sobre isso porque acaba confundindo muita gente.

Isótopos: são átomos que apresentam mesmo número atômico e número de massa diferentes. Pertencem ao mesmo elemento químico, pois têm mesmo valor de Z. Para lembrar mais facilmente: são os números que ficam em baixo e a palavra ISÓTOPOS tem o P de Prótons (P=Z)

Isóbaros: são átomos que apresentam valores diferentes para o número atômico e mesmo número de massa. O número de massa será aquele número que ficará em cima da letra.

20 Ca42 21 Sc42

Isótonos: são átomos que apresentam valores diferentes de número atômico e de massa, no entanto, mesmo número de nêutrons. Ou seja, você irá subtrair o número de massa pelo número atômico (N=A-P)

17 Cl 37 20 Ca 40       



N=37-17                               N=40-20   
N=20                                            N=20





Espero ter ajudado.                                                                                                                                
Náthany Brito                                                                                                                


1 H 1 1 H 2 1 H 3

domingo, 1 de abril de 2012

VIDEO AULA: Reação química.

Para vocês compreenderem melhor, achei uma video aula com exercicios e explicando sobre o assunto que eu estou explicando, confere ai:



Asssinado: Mateus Reboucas Nascimento.
FONTE: Youtube.

Mecanismo de reação.

Para finalizar o assunto de Reação Quimica vamos saber o que è Mecanismo de reacão, os conceitos basicos, tipos e etc.

O que è Mecanismo de reação?

È o conjunto de fases ou estados que constituem uma reacão quimica. Nao entendeu? Então vou explicar melhor, è a sequência, etapa por etapa de reacões elementares, pela qual toda mudanca quimica ocorre, voce deve ta perguntando, Mateus o que è Reacões Elementares? Vou explicar no proximo tòpico.

Reacão Elementar.

No primeiro topico, tinha a palavra Reacão Elementar, então para nao confundir você vou explicar o que è Reacão Elementar.
Reacão Elementar è aquela que se produz em uma so etapa ou passo, isto è, as moleculas reacionais interagem por sua vez no espaco e no tempo conduzido a  produto atraves de um unico estado de transicão.

Bom, mais tarde eu explico o Mecanismo de reacão.

 Assinado: Mateus Reboucas Nascimento.
FONTE: Eu mesmo, atraves de sites e livros.

Experimentos com Reações Quimica.

Com base em pesquisas em diversos sites que eu entrei, consegui varias experiências envolvendo o assunto anterior que eu expliquei, Reacão Quimica, entao confira algumas experiências e tente fazer na sua casa, com cuidado heim.

Voce pode transformar agua com sal em Hidróxido de Sódio (soda cáustica) facilmente através de eletrólise.

Misture água com sal e coloque dois fios ligados em uma fonte (eliminador de pilhas) sem encostá-los um no outro. Faça essa experiência em local aberto ou bem arejado, pois o gás cloro que será liberado na reação é tóxico se inalado em grande quantidade.

Produçao de sal de cozinha a partir de gás cloro.

Peque um balao volumetrico, coloque areia no fundo , e encha com gás cloro. Coloque uma rolha no balao volumetrico.
Jogue um pedaço PEQUENO de sódio dentro. Nada acontece. Mas pingue uma gota de agua sobre o sodio quando ele estiver la dentro. Vc vera um "clarão" ... e sera produzido sal de cozinha , que fica espalhado sobre as paredes do balao volumetrico, e liberaçao de muita energia. (Por isso a areia no fundo, ela absorve o calor e evita que o balao quebre com a temepratura) . Por isso , certifique que esta td bem seco dentro do balao antes de começar.

Uma Grande Explosão.

Para fazer essa experiência eu não recomendo, è perigosa heim, mas vamos la.
Em uma garrafa pequena de vidro encha até a metade de ácido muriático (solução de HCl), depois pegue um bom-brill com alguns pedaços de alumínio junto e joque dentro da garrafa.
Vai ocorrer a liberação de gás hidrogênio, que é explosivo.
Para ficar mais legal, coloque rapidamente um balão na boca da garrafa para encher com o hidrogênio. Quando estiver cheio vc tira e amarra. Mas não solte, porque como o hidrogênio é menos denso que o ar ele vai subir!
Depois, com bastante cuidado, coloque fogo no balão, e terá uma grande explosão!

Assinado: Mateus Reboucas Nascimento
FONTE: Diversas Pesquisas em variados sites.

Reação química

Eu, Mateus Reboucas, vou explicar/resumir o capitulo 3 que trata sobre a Reacão Quimica, para todos compreenderem melhor, apos eu pesquisar em livros, internet entre outros meios, eu irei explicar com minhas palavras e redigir o maximo que puder.

Introducão Sobre o Assunto: Reação Quimica.

A Reacão Quimica nada mais è do que uma tranformacão de algo, atraves de substâncias quimicas que quando se misturam acontece uma coisa diferente, para entender melhor Reação Quimica è uma transformacao da materia, vamos ver um exemplo:

 
Fumaça branca de CLORETO DE AMÔNIO resultante da reação química entre AMÔNIA e acido cloridico.

Caracteristicas das Reações Quimicas.


Uma informacão essencial sobre as Reacões Quimicas è a conservacão de de massa e o numero de espécies químicas microscópicas presentes antes e depois da ocorrência da reação, por exemplo, quando uma pessoa vai mudar o cabelo e ela quer ver o antes e depois, ela tira foto antes de transformar o cabelo e depois para ver o resultado, se ficou melhor ou pior e è claro que ficou melhor. As leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton, eles que deram inicio a tudo.

Causas das Reações Quimicas.

Termodinâmica: 

Quanto à termodinâmica, o acontecimento de uma reação é favorecido com o aumento da entropia e a diminuição da energia. Essas duas grandezas se cooperam nesse caso de acordo com a seguinte equação:
ΔG = ΔH - T.ΔS (para sistemas a pressão constante)
ΔA = ΔU - T.ΔS (para sistemas a volume constante)

Cinètica:

Nesse ponto, entram os fatores cinéticos. Para que uma reação ocorra é necessário que antes, os reagentes superem uma certa barreira de energia, e quanto maior for essa barreira mais difícil será a reação ocorrer e mais lenta ela será. Dessa forma, uma reação termodinamicamente favorável pode ocorrer de forma extremamente lenta ou acabar nem sendo observada em um intervalo de tempo consideravelmente grande; então se diz que a reação é cineticamente desfavorável
 Em breve você ira se aprofundar mais sobre as Reações químicas e irei passar para outro assunto.

Assinado: Mateus Reboucas Nascimento =)
FONTE: Eu mesmo (Eu li varias pesquisas e com o que eu entendi fiz o texto).
Lente de Água


Ficou curioso? Então dá uma olhada no video...






Gostou? O que achou? Comenta ai!!


Fonte: YouTube