terça-feira, 31 de março de 2015

Mais Cruzadinha de Quimica



Horizontal

2. cálcio ao perder dois elétrons; 7. região periférica do átomo; 10. espécie carregada positivamente; 11. todos os átomos de um elemento possuem igual quantidade desta partícula; 12. cloro ao ganhar um elétron; 13. letras que representam os quatro primeiros subníveis de energia; 14. nome dado ao fenômeno de emissão de luz; presente, por exemplo, nos fogos de artifício.

Vertical

1. nome dado ao modelo de Rutherford; 3. átomo que se encontra no estado fundamental; 4. nome dado ao modelo atômico de Thomson; 5. espécies eletricamente carregadas; 6. espécie carregada negativamente; 7. nome dado a partícula obtida nos experimentos de Thomson que na época foi chamada de'raios catódicos' ; 8. espécies com mesmo número de nêutrons; 9. região central do átomo

Respostas:

Horizontal
2. cálcio ao perder dois elétrons
[CÁTIONBIVALENTE]

7. região periférica do átomo [ELETROSFERA]

10. espécie carregada positivamente [CÁTION]

11. todos os átomos de um elemento possuem
igual quantidade desta partícula [PRÓTON]

12. cloro ao ganhar um elétron
[ÂNIONMONOVALENTE]

13. letras que representam os quatro primeiros
subníveis de energia [SPDF]

14. nome dado ao fenômeno de emissão de luz
presente, por exemplo, nos fogos de artifício
[SALTOQUÂNTICO]

Vertical
1. nome dado ao modelo de Rutherford
[PLANETÁRIO]

3. átomo que se encontra no estado fundamental
[NEUTRO]

4. nome dado ao modelo atômico de Thomson
[PUDIMDEPASSAS]

5. espécies eletricamente carregadas [ÍONS]

6. espécie carregada negativamente [ÂNION]

7. nome dado a partícula obtida nos experimentos
de Thomson que na época foi chamada de
'raios catódicos' [ELÉTRON]

8. espécies com mesmo número de nêutrons
[ISÓTONOS]

9. região central do átomo [NÚCLEO] 


segunda-feira, 30 de março de 2015

Experiência: Fogo que não queima

MODO DE FAZER
Prepare uma solução de álcool e água (por ser difícil de encontrar álcool isopropílico eu comprei o álcool 70%) com metade de cada líquido. Molhe bastante a nota na solução química e depois acendo o fogo.

Experiências Tão Simples Que Até Eu Consigo Fazer! - Existem algumas experiências em ciências que são tão simples, mas são tão mágicas e espetaculares quanto experiências complicadas. O dia-a-dia está corrido mas nem por isso devemos perder o contato com a matéria, a energia e a realidade. Para o homem e a mulher moderna que não tem tempo de construir seu Grande Colisor de Hádrons, este quadro trás as experiências mais simples e ao mesmo tempo grandiosas de VÁRIOS TIPOS Ciências, Neociências e Protociências, como: Experiências de química, física, biologia, psicologia, parapsicologia, projeciologia, orgonomia, psicologia transpessoal, experimentos sociológicos e experiências com o corpo humano.


domingo, 29 de março de 2015

Piadas de química




Reações químicas do nosso cotidiano

A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos.

O nosso corpo, por exemplo, é formado por diversas substâncias em constante transformação que possibilitam o ser humano continuar vivo. Sem essas reações não haveria vida. Ao consumirmos alimentos, água, entre outros, o nosso sistema digestivo produz substâncias químicas capazes de transformar esses materiais ingeridos em nutrientes necessários para diversas funções do organismo, como produção de energia, manutenção dos órgãos, tecidos, ossos, etc. Em todas as ações comandadas pelo nosso cérebro, como por exemplo, nossas emoções, o que ocorre é química.

1 - Uma árvore, quando é exposta à luz do sol, começa o processo da fotossíntese, que é a absorção da energia luminosa e sua transformação em energia, indispensável para a vida das plantas. A fotossíntese é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio biológico nos diversos ecossistemas de nosso planeta. Tudo que ocorre durante este processo é química.

2- Nos alimentos: os alimentos naturais precisam dos produtos químicos que fertilizam a terra para sua produção. Os pesticidas também são de grande importância na tarefa de garantir a qualidade dos alimentos, pois sua ação combate as pragas impedindo a disseminação de doenças e destruição das plantações.

3 - No vestuário: a maioria das roupas que usamos apresenta fios artificiais (náilon, poliéster) misturados a fibras naturais (algodão, lã).

4 - Na saúde: o desenvolvimento da indústria farmacêutica e da medicina fortalece a saúde humana, aumentando a expectativa de vida do homem.

5 - No desenvolvimento econômico e tecnológico: a indústria química transforma elementos presentes na natureza em produtos úteis ao homem. Desde a fabricação de bens como computadores e automóveis até itens como plásticos, vidros, papel e tintas são resultados de transformações químicas.

6 - Muitas substâncias químicas são comuns no nosso dia a dia, por exemplo:
• Acetona (propanona)
• Sal de cozinha (cloreto de sódio)
• Água oxigenada (peróxido de hidrogênio)
• Álcool (etanol)
• Formol (metanal)
• Soda cáustica (hidróxido de sódio)
• Ácido acético (componente do vinagre)

sábado, 28 de março de 2015

Química Inorgânica

A química inorgânica é o ramo da química que baseia seus estudos em compostos que não possuem cadeia carbônica ligada a átomos de hidrogênio. Sendo dividida em alguns grupos principais: óxidos, sais, bases e ácidos (estes dois últimos, seguindo a teoria de Arrhenius).
Os óxidos e sais são, por vezes, os alvos principais da química inorgânica (uma vez que estão presentes em minérios, donde metais são extraídos). Os ácidos e as bases são, também, bastante pesquisados por apresentarem ampla serventia industrial e serem indispensáveis no cotidiano.

Óxidos

Os óxidos sempre são compostos binários (ou combinações deles, como o FeO + Fe2O3 = Fe3O4) formados por oxigênio e outro elemento da tabela que seja menos eletronegativo (o composto OF2, por exemplo, não é um óxido – uma vez que o flúor é o mais eletronegativo).

Podem ser classificados como ácidos (se o cátion for um ametal, como: cloro, fósforo, enxofre), básicos (se o cátion for metálico: bário, cálcio, magnésio), anfóteros (ligados a semimetais ou metais de transição: ferro, zinco, estanho), ou neutros (óxidos gasosos de nitrogênio ou carbono, por exemplo).

Os óxidos ácidos reagem com bases formando um sal e água, porém se for um óxido misto (ou duplo), forma dois sais; óxidos básicos reagem com ácidos formando também um sal e água; os anfóteros reagem tanto com ácidos quanto com bases; e os neutros não reagem com nenhuma dessas duas espécies químicas.

Sais

Ao contrário dos óxidos, os sais podem ser compostos binários ou não. Assim, a maioria dos ânions orgânicos pode formar sais (como o CH3COONa – acetato de sódio).Um sal é um composto químico que possui ao menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. São sólidos (devido à atração eletrostática ser muito forte na ligação iônica) e, em meio aquoso ou fundidos, conduzem corrente elétrica.

São classificados como ácidos (provenientes de uma neutralização parcial de um ácido, como: NaHSO4), básicos (provenientes de uma neutralização parcial de uma base, como: Fe(OH)SO4), ou neutros (provenientes de uma neutralização total, como: NaCl).

Ácidos e Bases

Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são substâncias que liberam íons H+ (diminuindo o pH) em solução aquosa, e as bases, OH- (diminuindo o pOH). De forma que, quantidades estequiometricamente iguais de ácidos e bases de mesma força neutralizam-se totalmente formando sais e moléculas de água líquida.