quarta-feira, 28 de março de 2012

A Química como Ciência

"A partir das transformações da matéria existente em algo útil, a Química atinge um de seus objetivo: servir à sociedade, melhorando sua condição de vida"
Álvaro Chrispino. Ed. Brasiliense, 1998.

O Filósofo grego Aristóteles pensava que as substâncias estavam formadas por quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Paralelamente acontecia outra corrente, o atomismo, que defendia que a matéria estava formada por átomos, partículas indivisíveis que podiam ser consideradas a unidade mínima da matéria.
Esta teoria, proposta pelo filósofo grego Demócrito de Abdera não se popularizou na cultura ocidental pelo peso das obras de Aristóteles na Europa. sem empecilhos tinha seguidores (entre eles Lucrécio) e a ideia ficou presente até o princípio da Idade Moderna. Entre os séculos III a.C e o século XVI d.C a química estava dominada pela alquimia.
O objetivo da investigação mais conhecida pela química era a busca da pedra filosofal, um método hipotético capaz de transformar os metais em ouro.
Na investigação alquímica se desenvolveram novos produtos químicos e métodos para separação de elementos químicos. Deste modo foram se assentando os pilares básicos para o desenvolvimento de uma futura química experimental.



A química como tal, começa a se desenvolver entre os séculos XVI e XVII. Nesta época foram estudados o comportamento e as propriedades dos gases estabelecendo-lhes técnicas de medição. Pouco a pouco doi se desenvolvendo e refinando-se o conceito de elemento como uma substância fundamental que não podia se transformar em outras.

Também nessa época também se desenvolveu a teoria do Flogisto para explicar os processos de combustão. Imagem de Antonie Lavoisier, considerado como o fundador da alquimia a partir do século XVIII, a química adquire definitivamente as características de uma ciência experimental. Se desenvolveram cuidadosos métodos de medição que permitem um melhor conhecimento de alguns fenômenos, como o da combustão da matéria, descobrindo Levoisier o oxigênio e assentando finalmente os pilares da química moderna.

Ester Carvalho

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário