quinta-feira, 5 de abril de 2012

Substância Química

Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H2O. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica. Analisando-se o exemplo da própria água, tem-se que, tanto o Hidrogênio como o Oxigênio, estão na tabela periódica, nas famílias 1 e 8, respectivamente.
A substância química pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico, como o O2, ou oxigênio, que é chamada substância simples, ou por elementos químicos diversos, como o ácido sulfúrico, H2SO4, chamada substância composta.

Características das Substâncias Químicas

Todas possuem a unidade de sua estrutura (moléculas) iguais entre si; possuem composição e características fixas, não há alteração da temperatura durante os processos de mudança de estado físico (como fusão e ebulição); sua composição fixa garante que podem ser representados com fórmulas.
Chama-se alotropia quando o mesmo elemento químico pode originar substâncias diferentes. Isso é muito comum com o Carbono, mas também pode ocorrer com outros elementos, como o Oxigênio, nas formas de O2, parte do ar disponível na atmosfera e O3 (ozônio).
A diversidade de elementos químicos pode ser arranjar de formas complexas ou simples, criando milhares de substâncias químicas com propriedades completamente diferentes.
São chamadas substâncias puras aquelas que possuem as mesmas moléculas em toda a sua composição, ainda que estas moléculas sejam formadas por átomos diferentes. As substâncias com moléculas diferentes são chamadas compostas ou misturas.
Muitas vezes, a mistura de substâncias gera outra substância se existir reação química, mas pode não haver formação de substância química diversa da original, caracterizando apenas uma substância composta. Um exemplo é a mistura de água (H2O) e Cloreto de Sódio (NaCl), que gera apenas a água salgada.
Além disso, há também o conceito de homogeneidade e heterogeneidade. A mistura de substâncias químicas será homogênea quando sua aparência demonstrar a mesma característica, como, por exemplo, a mistura de água e álcool. O mesmo não se pode dizer de uma mistura com água e areia.
Algumas misturas, durante a fusão, mantém um comportamento de substâncias simples, uma vez que sua temperatura não se altera durante o processo. Essas são chamadas misturas eutéticas.



Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/substancia-quimica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário