sábado, 16 de junho de 2012

Modelo Atômico de Rutherford

Um dia desses nossa professora passou um trabalho sobre modelos atômicos e eu e o meu grupo ficamos com o modelo atômico de Rutherford, então aqui está um resumo sobre esse modelo.


Rutherford

O modelo atômico de Rutherford é baseado nos resultados da experiência que Rutherford realizou bombardeando uma lâmina muito fina de ouro com partículas alfa.


Rutherford observou que, para aproximadamente cada 10.000 partículas alfa que bombardeavam a lâmina de ouro, apenas uma era desviada ou refletida. Com isso, Rutherford concluiu que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o raio do núcleo. Comparando, se o núcleo de um átomo tivesse o tamanho de uma azeitona, o átomo teria o tamanho do estádio do Morumbi. Surgiu então em 1911, o modelo do átomo nucleado, conhecido como o modelo planetário do átomo: o átomo é constituído por um núcleo central positivo, muito pequeno em relação ao tamanho total do átomo porém com grande massa e ao seu redor, localizam-se os elétrons com carga negativa (compondo a "enorme" eletrosfera) e com pequena massa, que neutraliza o átomo.

 

Modelo atômico de Rutherford: O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva.