quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ligação Ionica

 

 A ligação iônica é chamada assim quando ocorre ligação entre o íons positivos e íons negativos.
Essa é a única ligação onde a transferencia de elétrons é definitiva, uma ligação iônica exerce força eletrostatica que atraem íons de cargas opostas.
Esse tipo de ligação geralmente acontece entre um átomo ou um agrupamento que tem tendencia de ceder elétrons com um átomo ou um agrupamento que tem tendencia de receber elétrons.

-->Estrutura iônica.

Compostos iônicos no estado sólido formam uma estrutura iônica contínua em um cristal iônico. A forma mais simples de cristal iônico é um cúbico simples. Nessa forma todos os átomos estão posicionados nas extremidades de um cubo. Essa célula unitária tem a massa que é a mesma de 1 dos átomos envolvidos. Quando todos os íons tem aproximadamente o mesmo tamanho, eles podem formar uma estrutura iguais chamada cúbica de face-centrada (onde a massa é 4*massa atômica), mas, quando os íons tem tamanhos diferentes, a estrutura é geralmente cúbica de corpo-centrado (2 vezes a massa). Em retículos iônicos o número de coordenação se refere ao número de íons que cada retículo está ligado.







p.s: Eu tentei postar a minha cruzadinha assim como os outros colegas do blog, mas infelizmente não sei a onde eu a salvei.
Espero que meu post tenha ajudado....

by: Náthany B.