domingo, 1 de abril de 2012

Experimentos com Reações Quimica.

Com base em pesquisas em diversos sites que eu entrei, consegui varias experiências envolvendo o assunto anterior que eu expliquei, Reacão Quimica, entao confira algumas experiências e tente fazer na sua casa, com cuidado heim.

Voce pode transformar agua com sal em Hidróxido de Sódio (soda cáustica) facilmente através de eletrólise.

Misture água com sal e coloque dois fios ligados em uma fonte (eliminador de pilhas) sem encostá-los um no outro. Faça essa experiência em local aberto ou bem arejado, pois o gás cloro que será liberado na reação é tóxico se inalado em grande quantidade.

Produçao de sal de cozinha a partir de gás cloro.

Peque um balao volumetrico, coloque areia no fundo , e encha com gás cloro. Coloque uma rolha no balao volumetrico.
Jogue um pedaço PEQUENO de sódio dentro. Nada acontece. Mas pingue uma gota de agua sobre o sodio quando ele estiver la dentro. Vc vera um "clarão" ... e sera produzido sal de cozinha , que fica espalhado sobre as paredes do balao volumetrico, e liberaçao de muita energia. (Por isso a areia no fundo, ela absorve o calor e evita que o balao quebre com a temepratura) . Por isso , certifique que esta td bem seco dentro do balao antes de começar.

Uma Grande Explosão.

Para fazer essa experiência eu não recomendo, è perigosa heim, mas vamos la.
Em uma garrafa pequena de vidro encha até a metade de ácido muriático (solução de HCl), depois pegue um bom-brill com alguns pedaços de alumínio junto e joque dentro da garrafa.
Vai ocorrer a liberação de gás hidrogênio, que é explosivo.
Para ficar mais legal, coloque rapidamente um balão na boca da garrafa para encher com o hidrogênio. Quando estiver cheio vc tira e amarra. Mas não solte, porque como o hidrogênio é menos denso que o ar ele vai subir!
Depois, com bastante cuidado, coloque fogo no balão, e terá uma grande explosão!

Assinado: Mateus Reboucas Nascimento
FONTE: Diversas Pesquisas em variados sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário